segunda-feira, 28 de julho de 2014

Review - Castle of Illusion Starring Mickey Mouse [Game]


O remake do famoso jogo do ratinho da Disney que deixa um pouco a desejar.

Gênero: Plataforma 2D/3D
Consoles: PSN/XBLA/PC
Ano de lançamento: 2013

Hoje iremos falar sobre esse jogo de plataforma. Joguei a versão da PSN, já que ela se encontrava grátis pra baixar para os assinantes da Playstation Plus. O resultado vocês conferirão a seguir.

ATENÇÃO: A análise será feita baseando-se apenas no jogo de 2013, não espere nenhuma comparação com o jogo original do Sega Genesis/Mega Drive com o mesmo nome.

O enredo foca basicamente nas aventuras de Mickey para salvar sua namorada Minnie da malvada bruxa Mizrabel, que quer roubar sua beleza. Para isso, ele tem que atravessar o 'Castle of Illusion', conseguindo as 7 'Rainbow Gems' que o darão acesso ao quarto aonde a bruxa realiza seus experimentos.

Logo de primeira, percebemos que a história realmente não é o foco do jogo, não é mesmo? Mas isso não é um problema para um jogo de plataforma, afinal a maioria dos jogos deste gênero possuem histórias meio infantis (como podemos ver nos jogos do Mario, por exemplo). Nesse caso, o que importa mais é a construção dos cenários e a ambientação em geral, que ajudam a construir um clima de aventura.

Nesse quesito, o jogo realmente entrega algo muito bom. Todos os mundos do jogo apresentam cenários muito bem construídos, incluindo uma floresta encantada, uma biblioteca e um castelo muito bem feito. 

Durante as aventuras, existe um narrador que conta o que está se passando no momento. É um ótimo artifício pra aumentar uma boa ambientação no jogo, como se o jogador estivesse lendo um livro de contos de fadas mesmo. Infelizmente, você terá que ouvir várias vezes ele falando a mesma coisa, caso morra repetidas vezes em algum trecho aonde ele começa a narrar, o que é bem desagradável. Felizmente, no menu de opções há a alternativa para desligar as narrações, caso você se sinta incomodado.

Outra coisa que deixa a ventura mais convincente é a dublagem. Apesar de nunca ter visto nenhuma animação do Mickey pra saber se o dublador é o mesmo, percebo que sua voz e a de todos os outros dubladores se encaixaram muito bem nos personagens. Infelizmente, os sons de fundo e a trilha sonora não mantém o mesmo padrão de qualidade. Isso não chega a atrapalhar a aventura, mas não espere músicas que fiquem marcadas pra sempre na sua mente.

Alguns inimigos são bem curiosos e bem feitos, enquanto alguns deixam a desejar. Um destaque vai para a letra "A" saltitante no mundo da biblioteca. Uma decepção que eu tive foi contra os bosses: Apesar de alguns deles terem um visual interessante, nenhuma das batalhas chegou a ser desafiadora, com exceção da luta final. Basicamente, as batalhas contra os 'chefões' se resumem a se desviar de seus ataques e esperar até que eles fiquem tontos para poder acertá-los. Fórmula extremamente repetitiva que não dá muita emoção, justamente nos momentos aonde os jogadores deveriam ficar nervosos.

Mas no geral, a jogabilidade durante as fases normais é legal, misturando elementos em 2D e em 3D. Durante a jogatina 2D, existem momentos em que você deve avançar calmamente para não perder nada de vista e momentos em que você precisa se apressar por conta de algum obstáculo (uma pedra rolando atrás do nosso querido ratinho, plataformas desmoronando, etc.), e isso dá um pouco de variedade ao jogo, o que é um ponto positivo

No entanto, os problemas começam na parte em que a jogabilidade vira em 3D. Nesses momentos, os saltos ficam bem confusos, não dá pra se ter uma exata noção de onde você vai cair. Essa falta, para um jogo de plataforma, é algo quase que imperdoável. Felizmente não é nada de outro mundo e os momentos em três dimensões não são tão frequentes.

No quesito exploração, o jogo se destaca. Apesar da dificuldade em nenhum momento ser um empecilho, você provavelmente vai suar um pouco pra conseguir todo o conteúdo extra em todas as fases. Os desafios vão desde encontrar itens secretos, coletar todos os cristais de cada estágio e um modo em que você deve completar a fase o mais rápido possível.

Fora dos estágios, o jogo se assimila ao clássico Super Mario 64, aonde você entra na porta do mundo no qual você deseja jogar. Sinceramente, é até algo bem criativo, mas em um jogo tão pequeno realmente não havia necessidade disso.

Isso leva a um ponto fraco do jogo: Sua curta duração. Eu sei que é um remake de um jogo antigo, e eles costumavam ser menores do que os jogos de plataforma atuais, mas é um jogo que realmente não vai te prender muita a atenção. Você pode passar por todos os estágios facilmente em apenas uma tarde. Claro, com toda a exploração e os extras o jogo aumenta um pouco sua vida útil.

Conclusão: Sinceramente, para um jogo de plataforma, essa nova aventura do Mickey se sai razoavelmente. Se você quiser um jogo pra simplesmente passar o tempo durante um fim de semana, tudo bem, já que ele não vai te marcar em nada. Mas se você quiser um jogo de plataforma mais desafiador e marcante, eu sinceramente recomendo que você jogue algum clássico do SNES ou compre um Nintendo Wii.

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